Saiba um pouco sobre a praia de Sambaqui

Sua origem é indígena e significa cemitério, extensos depósitos de areia, conchas, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados. Atualmente este tradicional vilarejo de pescadores abriga além das famílias nativas, usuários temporários, turistas e veranistas a procura de tranqüilidade. A comunidade de Sambaqui luta pela preservação dos seus costumes e tradições através de danças religiosas e incentivos aos grupos de danças folclóricas, como o Boi de Mamão. Sambaqui possui, além de bares na praia, bons restaurantes. Extensão: 1.150m.

A Praia de Sambaqui, é uma praia de águas calmas, pois fica no canal da Ilha com o Continente. possui casas em estilo açoriano e uma bela vista do centro de Florianópolis.

Possui excelentes restaurantes de frutos do mar – alguns deles com vista privilegiada. Também são cultivadas as ostras consumidas bna ilha de Florianópolis.

Como chegar: Seguir pela Beira-mar norte em direção do Norte da Ilha, pela SC 401, Depois da Saída para o Cacupé, pegar a placa em direção a Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, passar por Santo Antônio de Lisboa e seguir para a Praia de Sambaqui.

Localização: A praia de Sambaqui fica na continuação da estrada da Praia de Santo Antônio de Lisboa

Derivada das palavras sambá ou tambá (concha, ostra) e qui ou quire (dormir, fazer), a palavra sambaqui possui origem indígena, que significa cemitério; extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos que ali foram alojados, detectando a presença de primitivos habitantes neste local, em tempos remotos.

A praia de Sambaqui é um tradicional vilarejo de pescadores que abriga, além de nativos, usuários temporários, turistas e veranistas que procuram um lugar calmo e tranquilo para se estabelecer.
De raízes açorianas, a comunidade de Sambaqui luta pela preservação de seus costumes e tradições, quase sempre promovendo festas religiosas e incentivando grupos de danças folclóricas como o Boi-de Mamão, a Ratoeira e o Pau de Fita, montados e dançados pelos próprios membros da comunidade.

O visual é um dos maiores atributos de Sambaqui. Além da paisagem típica do século XIX, apresenta vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. É justamente por causa dessa vista que foram instalados vários bares nos últimos anos. Não há pousadas em Sambaqui, mas Santo Antônio de Lisboa fica bem próximo e oferece boas opções de estadia.